06/06/2009

Este blog

Durante quase 2 anos (2001/2002) tive um blog. Quando isso era novidade, qualquer assunto era assunto, até a falta de assunto. Muita gente acompanhou, por exemplo, o "Pão com Manteiga na Chapa", cujo único tema era esse: pão com manteiga na chapa. Mas quando deixou de ser novidade, foi ficando repetitivo, perdeu a graça. Quem não tinha assunto, tema (ou falava de coisas muito pessoais, como eu), foi saindo.

Ficaram principalmente blogs de profissionais de comunicação, gente especializada em transformar o cotidiano em assunto. Desses, eu ainda acompanho Internetc , e o Querido Leitor. De vez em quando também dou uma passada no Drops da Fal (que não é jornalista, não tem um "tema" específico, o visual é uma bagunça, mas a mulher escreve bem pa-ca-ce-te!!). E só.

Ficou o gosto pela coisa: o desafio de escrever e publicar diariamente. Em varios momentos fiz algumas tentativas, como dá pra ver pelos posts mais antigos deste blog mesmo. Mas a falta de assunto era fatal. Um dia encontrei o especialíssimo Come-se, onde a nutricionista Neide Rigo fala sobre comida de um jeito genial, e fiquei querendo ter, como ela, um tema pra chamar de meu.

Agora que estou prestes a publicar meu primeiro livro, o desejo de retomar esse compromisso com a escrita diária ficou maior. Ontem, lendo este texto da Cora, fiquei pensando: será que, como alguns dizem, os livros em papel estão mesmo em vias de extinção? Como ela, creio que não, e penso que essa idéia só pode vir de alguém que nunca desenvolveu uma relação afetiva com os livros.

O que a gente observa é que, enquanto a indústria fonográfica está tremendo nas bases com o surgimento das mídias digitais, a editorial vai muito bem obrigada. Até manuais de software, que podem ser facilmente encontrados online e de graça, são publicados em papel e têm mercado. E com as novas tecnologias ficou mais fácil e barato produzir livros on demand. Parece que, mesmo com essa nova geração de leitores digitais, ainda não surgiu um meio que substitua com vantagens o bom e velho livro.

E acho que, mesmo se – e quando – isso acontecer, ainda restará espaço para o livro, mesmo que seja só como objeto de arte.

Pensando em tudo isto, meu tema surgiu naturalmente. E (re)nasceu este blog, que agora é sobre livros. Feito à mão.

2 comentários:

Unknown disse...

vai sair? e cá?
e blogs... é isso mesmo, ha!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.