02/08/2009

Os Anõezinhos

Entre os livros que havia na biblioteca infantil, os desta coleção estavam entre os meus preferidos. Ficava horas a fantasiar sobre a idéia de que houvesse pessoazinhas minúsculas vivendo no nosso jardim, e que eles usassem, transformados, os objetos descartados por nós. Acho que é um tema que fascina crianças de todos os tempos; curti também a “Polegarzinha” de Andersen e séries de TV como “Terra de Gigantes”. Volta e meia reaparecem outras variações, em livros, TV e cinema.


A casa dos anõezinhos era feita de uma velha botina com telhado de cartas de baralho; uma casca de banana servia como rinque de patinação. Cascas de noz viravam cestos, dedais eram baldes e botões, bandejas. A lavanderia ficava num bule de chá e um só morango dava para fazer muitas tortas, assadas em formas feitas de tampinhas de garrafa. Meu episódio preferido era quando eles entravam numa casa e faziam da pia do banheiro uma piscina.




Dos livros: Os Anõezinhos, A cidade dos Anõezinhos & Os Vizinhos dos Anõezinhos, por William Donahey, Ed Melhoramentos, São Paulo, s/d (c.1950)

2 comentários:

Anônimo disse...

Você não tem idéia de com eu sou louco por esse livro, perdi ele a 6 anos atrás e o pior de tudo eu tinha o volume único em perfeito estado........ : *( :* (
Sacanagem, teve um dia que eu achei o volume único na net mais estava sem dinheiro, : ( : (, acho que nunca mais vou conseguilo, a cor da capa do volume único é vermelho fosco com alguns desenhos deles no canto inferior esquerdo todo de branco.

Anônimo disse...

Você não tem idéia de com eu sou louco por esse livro, perdi ele a 6 anos atrás e o pior de tudo eu tinha o volume único em perfeito estado........ : *( :* (
Sacanagem, teve um dia que eu achei o volume único na net mais estava sem dinheiro, : ( : (, acho que nunca mais vou conseguilo, a cor da capa do volume único é vermelho fosco com alguns desenhos deles no canto inferior esquerdo todo de branco.