02/07/2009

Bisbilhotecando


Fazer um blog é também buscar conexões, encontros, conversas. No meu passeio pela rede atrás de afinidades, me chamaram a atenção alguns blogues de bibliotecários, interessante descoberta sobre o que esta profissão representa atualmente. Vivemos na era da informação: poucas coisas hoje são tão valorizadas, discutidas e buscadas. Em contrapartida, a quantidade de informação disponível é avassaladora e cresce em progressão geométrica. Cada vez é mais difícil discernir o que pode ser relevante, necessário, importante ou confiável, e fácil perder-se num oceano de informação inútil, tendenciosa ou errônea.

Essa circunstância abre um espaço fabuloso para um tipo renovado de profissional que é, como os bibliotecários contemporâneos se definem, o arquiteto da informação. Gerenciar, direcionar e facilitar o seu fluxo e acesso nos mais diversos níveis, das crianças pequenas aos técnicos, do lazer à pesquisa científica. Organizar o espaço, virtual ou concreto, onde acontece o encontro com a informação, seja em portais, bibliotecas, centros culturais ou uma mistura de tudo isso é, hoje, fascinante e imprescindível. Mas quem realmente pode falar sobre isso com propriedade são eles mesmos: Extra Libris e Bibliotecários sem Fronteiras são dois blogs muito bons sobre o assunto.

Um post do BSF pedia que cada um respondesse sobre a sua biblioteca ideal. Gostei de ver quantas respostas vêm de encontro à biblioteca dos meus sonhos que, muito além de facilitar, prática e objetivamente, o encontro com a informação de que necessitamos, é um espaço de descoberta, encontros, prazer e liberdade. Um lugar que possibilite até que descubramos as coisas que ainda não sabemos que estamos procurando ou, mais interessante ainda, as que estão, por algum motivo misterioso, procurando por nós.

Imagem: Openbare Bibliotheek Amsterdam, por Pieter Musterd (em um post do Extra Libris)

2 comentários:

Oscar Menezes disse...

Biblioteca ideal... tão difícil responder a essa pergunta... para mim músico de cabeça mutante em busca de muita variedade fica difícil responder simplesmente pelo fato de um dia acordar querendo ler Camões e no outro dia querer Tolkien. Ah, Tolkien... como poderia esquecer. Ainda terei toda sua coleção.

Tiago Murakami disse...

Oi Marilia. Obrigado pela citação do blog! E adorei o seu post sobre sua biblioteca!!!